07
nov 2016
Concurso SEJUS Agente Penitenciário (CE) 2016: Edital com 1.500 vagas para nível médio até o fim do ano!

Até o fim de 2016 será divulgado o aguardado edital de concurso público de Agente Penitenciário do Estado do Ceará (Concurso Agente Penitenciário Ceará 2016/2017). O documento será divulgado pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (SEJUS). A expectativa é que mais detalhes da seleção sejam divulgadas nos próximos dias.

De acordo com nota divulgado no site oficial do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, após diversas denúncias e manifestações encabeçadas pela Diretoria Executiva do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE) sobre o baixo efetivo nos presídios e cadeias públicas, o presidente da entidade, Valdemiro Barbosa, confirmou que haverá concurso público para agentes penitenciário a ser anunciado pelos próximos meses. Serão 1.500 vagas, conforme informação transmitida durante reunião do SINDASP/CÊ e Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe). No encontro, também disseram que em breve o governador Camilo Santana anunciará a publicação do edital do certame, disponibilizando vagas para homens e mulheres.

Seja em reuniões ou através de matérias jornalísticas no âmbito regional e nacional, o presidente da entidade sempre pontuou o baixo efetivo no Sistema Penitenciário como uma das causas de vários problemas.  “Me adiantaram que 1000 serão nomeados após a preparação e 500 serão nomeados em um segundo momento. Ainda não é um número suficiente, visto que sempre pedi concurso para 3 mil novos agentes, mas já é um começo”, declarou Barbosa.

O Concurso Agente Penitenciário Ceará 2016/2017

O concurso de Agente Penitenciário do Ceará conta com excelente oportunidade, já que o requisito é apenas o nível médio completo, além de compor oportunidades para ambos os sexos (80% homens e 20% mulheres). O salário do cargo chega a R$ 2.819, por até 40 horas semanais.

O último concurso

O último concurso foi realizado em 2011, quando contou com 800 vagas (640 homens e 160 mulheres). O certame foi organizadora pela Universidade Estadual do Ceará, cuja missão foi elaborar questões objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. As provas contaram com questões de Língua Portuguesa (10), Informática (10), Noções de Direito (10), Noções de Direitos Humanos e Cidadania (10), Conhecimentos Específicos (10) e Legislação Especial (10).

Os inscritos foram avaliados por Inspeção de Saúde,  Curso de Formação Profissional, Avaliação de Capacidade Física, Avaliação Psicológica e Investigação Social e Funcional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *